Gestao ambiental em industria sucroalcooleiro
Gestão Ambiental é o mecanismo de controle e melhoramento da adequação de uma empresa com as condições limitantes do meio em que ela se encontra. Para que seja bem sucedido, ele precisa de diretrizes, tais como: o comprometimento geral da empresa com a política ambiental, elaboração de um plano de ação (objetivos e metas), integração dos planos ambientais no dia-a-dia operacional da organização, monitoramento e auditorias, e por fim, redefinição de objetivos. A implementação de um sistema de Gerenciamento Ambiental visa melhoria contínua das condições no que tange processos e matérias - primas.
Cada vez mais, as organizações percebem que de nada valerão suas estratégias de negócios para ampliar mercados, conquistar clientes e obter resultados favoráveis se não considerarem que tudo depende da boa execução dos processos que compõem sua cadeia produtiva. E que a realização desses processos está diretamente relacionada ao desempenho das pessoas da organização e de correta postura em face das questões ambientais. O desempenho quanto às questões ambientais de uma organização é questão de competividade e de sua própria sobrevivência, além de ser de importância crescente para todas as partes interessadas, internas e externas (empregados, fornecedores, clientes, comunidade, governo, concorrentes, etc).
O compromisso da alta direção de uma organização é absolutamente indispensável para se conseguir e manter um desempenho ambiental satisfatório e também para promover a melhoria continua de seu Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Um SGA propicia ordem e consistência para que uma organização administre suas questões ambientais através da provisão e distribuição de recursos (humanos, financeiros, materiais), atribuição de responsabilidades e avaliação de suas atividades, incluindo, procedimentos, processos, produtos e serviços. A gestão ambiental é parte integrante da administração geral de uma organização. O desenvolvimento de