PRODUÇÃO SUCROALCOOLEIRA E TRATAMENTO DOS SEUS RESÍDUOS SÓLIDOS
José Cícero Mélo
Geraldino Carneiro de Araújo
Resumo:
Atualmente é grande a preocupação de empresas e indústrias para com a gestão ambiental de seus resíduos sólidos gerados por sua produção. A cultura da cana-de-açúcar gera muitos resíduos como, por exemplo, o bagaço, a torta de filtro, águas residuárias provenientes da lavagem da cana, torta de filtro e vinhaça, através de uma pesquisa de abordagem qualitativa na área de gestão ambiental de uma usina sucroalcooleira do Triângulo Mineiro, destacamos sua produção, seus resíduos sólidos gerados e também a destinação final desses como. Através de uma pesquisa teórica, obtivemos resultados parciais que descreve essa destinação, chegamos a identificar que tais resíduos são em sua maioria reaproveitados como subprodutos, passando de resíduos a insumos e matérias-primas. Onde o bagaço é normalmente e frequentemente utilizado para produção energética, e outros fins. E a torta de filtro e a vinhaça são comumente utilizadas para fertilização e adubação do solo no caso da vinhaça ainda podendo ser usada para complemento a alimentação animal. Chegando a conclusão de que há melhorias na condição de despejos desses resíduos.
Palavras-Chaves: Gestão Ambiental, Resíduos Sólidos, Usina-sucroalcooleira.
1. Introdução
O presente artigo tem como objetivo analisar a gestão dos resíduos sólidos de uma usina sucroalcooleira, mais precisamente os resíduos do setor produtivo. Através da descrição do processo produtivo da usina, identificando os resíduos gerados em cada processo e verificando a destinação final dos mesmos.
As empresas de todos os ramos implantam meios de Estudos de Impacto Ambiental (EIA), por ser de sua responsabilidade socioambiental, uma vez que é de grande importância comercial a preocupação com o meio ambiente. Atualmente existe constante interesse em várias áreas industriais e outros meios de fabricação em inserir em suas empresas um