Setor sucroalcooleiro
ARTIGO: SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL NO SETOR SUCROALCOOLEIRO: Anuário da Produção de Iniciação Cientifica Discente, Vol.XII, N°.14, Ano 2009.
O Setor Sucroalcooleiro, vem se desenvolvendo cada vez mais ao longo dos anos, o Brasil tornou-se o maior produtor de cana-de-açúcar do mundo, sendo assim de extrema importância destacar as vantagens e a qualidade de vida que está sendo gerada através das industrias sucroalcooleiras, e todos seus benefícios, como também sua responsabilidade diante ao meio ambiente.
Dessa forma o artigo apresentado ressalta a preocupação com o meio ambiente e com o social englobando assim a economia. Esse assunto foi bastante discutido ao longo desses anos, e atualmente as industrias sucroalcooleiras vem destacando –se diante a dessa preocupação. Quando se fala em sustentabilidade, se fala em assegurar o atendimento das gerações futuras e atenderem às suas necessidades, pois essas industrias tem sua importância na economia, na geração de empregos caracterizando na qualidade de vida da sociedade.
O setor sucroalcooleiro pode contribuir de forma relevante com uma forma de produção eficiente e ambientalmente correta. Produção mais limpa é uma estratégia ambiental preventiva aplicada a processos, produtos e serviços para minimizar os impactos sobre o meio ambiente. Como as energias alternativas e renováveis produzidas através da cana-de-açúcar , que tem um papel a ser desempenhado na contribuição da diminuição do alto consumo de combustíveis fosseis ( co2 ), os quais contribui para a poluição atmosférica.
É importante lembrar que as industrias sucroalcooleiras estão tendo consciência à cada dia , e desenvolvendo novas tecnologias. Elas conseguem produzir energia elétrica através de resíduos de biomassa da cana-de-açúcar , gerando uma diversidade de outros subprodutos para outras industrias, como a de madeira, papel e entre outras, uma alternativa de economia que todos desses