O setor sucroalcooleiro
Sergio Madureira Vaz 1 Resumo:
A expansão do setor sucroalcooleiro no Brasil vem ao longo do tempo, impactando consideravelmente o meio ambiente. Neste setor o Brasil como líder mundial, se destaca no cenário mundial, mas devido as dimensões continentais do território Brasileiro e das diferenças nas condições financeiras regionais, não há um comportamento unificado da atividade sucroalcooleira. Este estudo utilizou-se da análise histórica da atividade deste setor desde a década de 30, revendo os principais planos e programas, os problemas ambientais desta atividade e quais as perspectivas tem o setor para atingir a sustentabilidade. Como resultado parcial apontado, identificamos a certificação ambiental do setor sucroalcooleiro por parte dos particulares, além da participação governamental na formação de políticas públicas, com objetivo voltado ao desenvolvimento sustentável, para que só assim a agroindústria sucroalcooleira diversifique, atualize e implemente novos modelos de gestão. Como sugestão oferecem-se uma série de ações entre o estado e a iniciativa privada, dentre elas estão, protocolos ambientais, certificação ambiental ou programas de incentivo ao uso do etanol certificado.
. BREVE HISTÓRICO DA POLÍTICA GOVERNAMENTAL NO SETOR SUCROALCOOLEIRO
O setor sucroalcooleiro brasileiro, nos dias atuais, é uma das estratégias de projeção da imagem positiva do Brasil no mercado internacional, seja promovendo o país como o maior produtor de açúcar no mundo, seja destacando-o internacionalmente como pioneiro na produção de biocombustível economicamente viável, ou na introdução do Brasil como principal ator ao recente mercado das tecnologias limpas, o de cogeração de energia, popularmente chamada de bioenergia.
Ao longo da história, o governo brasileiro já havia adotado uma série de programas e ações governamentais no âmbito das políticas públicas, nos