bioética
O presente estudo tem como objetivo a abordagem dos conceitos da Bioética, expondo junto do mesmo alguns aspectos contemporâneos. O estudo acompanha o intuito de estabelecer um conteúdo academicamente plausível e merecedor de gratificação, buscando este ser de fácil entendimento aos leigos diante do tema.
1. Colaboração de Edmund Pellegrino e Volnei Garrafa à Bioética
Edmund Pellegrino, sendo ele um dos pioneiros da Bioética, em uma matéria publicada no Kennedy Institute Of Ethics Journal, de 1999, afirma compreender a existência de uma metamorfose conceitual que explicaria as mudanças e as diferentes conceituações do termo bioética, demonstrando existir três períodos distintos na história de sua evolução. Uma primeira, que ele chama de “Período Educacional”, a segunda que teria ética como disciplina central, por isso chamada “Bioética Filosófica”, e o terceiro “Período Global”.
Volnei Garrafa, esta envolvido com o tema desde o inicio dos anos 90, o fato de haver sido o presidente do 6° congresso Mundial de Bioética, de 2002, foi um marco que impulsionou o tema no país. Volnei coordena o curso de Especialização em Bioética da UnB, pioneiro no Brasil, com funcionamento regular desde 1998 e que já formou 330 especialistas por meio de 12 adições anuais consecutivas, além de coordenar a criação do Programa de Mestrado e Doutorado em Bioética da UnB, que funciona desde 2008 e conta com 60 alunos matriculados (40 de mestrado e 20 de doutorado).
2. O que é Bioética?
O termo Bioética foi criado para designar a relação entre a vida humana, a vegetal e a animal em sentido amplo. Trata-se de uma junção de duas palavras gregas: bios e ethike.
Bioética é o estudo transdisciplinar entre biologia, medicina e filosofia, ou seja, a bioética coloca toda a biosfera como tema de sua preocupação. Além disso, a bioética estuda, de forma sistemática, a conduta humana no campo da ciência e da saúde à luz da preocupação ética numa perspectiva multidisciplinar.