Redação compilatória do livro "O Pensamento Criativo", de Edward de Bono
10553 palavras
43 páginas
Revisão de LiteraturaBONO, Edward de. O pensamento criativo. Petrópolis:
Editora Vozes, 1970.
p. 5
PREFÁCIO
O pensamento lógico tem sido exaltado, a partir de Aristóteles, como o único meio eficaz de se utilizar a mente. No entanto, a própria raridade com que ocorrem novas idéias indicam que elas não procedem necessàriamente de processos lógicos de pensamento.
p. 11
CAPÍTULO I
O pensamento vertical tem sido até hoje o único tipo respeitável de pensamento.
(...) constitui o ideal recomendado ao esforço de todos, não importando o grau atingido.
A suave progressão do pensamento vertical, de firme degrau em firme degrau, torna-o bem diferente do pensamento lateral.
Tôdas as pessoas já se depararam com o tipo de problema que parece insolúvel até que de repente apresenta-se a mais surpreendentemente fácil das soluções. Assim que foi encontrada, a solução revela ser tão óbvia que ninguém compreende como foi tão difícil descobri-la.
p. 12
Tal tipo de problema é realmente difícil de ser resolvido enquanto fôr empregado o pensamento vertical.
Não há mal nenhum em racionalizar, por meio do pensamento vertical, as etapas de uma solução alcançada pelo pensamento lateral. O perigo reside em julgar que, como a solução pôde ser alcançada retrospectivamente pelo pensamento vertical, todos os problemas podem ser resolvidos de modo igualmente fácil pelos dois tipos de pensamentos.
p. 13
Uma das técnicas do pensamento lateral é o uso deliberado desta capacidade de racionalização da mente. Em vez de proceder passo a passo, como na habitual maneira vertical, toma-se uma nova e bem arbitrária posição. Retrocede-se então numa tentativa de estabelecer uma ponte lógica entre esta nova posição e o ponto de partida.
2
(...) os dois tipos de pensamento são complementares.
Quando o pensamento vertical comum se revela incapaz de solucionar um problema e quando se necessita de uma nova idéia, então o pensamento lateral deveria ser