Relatório teste de chama
Observar a diferença entre os aspectos de emissão dos elementos químicos.
Introdução
A identificação qualitativa dos elementos pode ser obtida introduzindo uma solução ou composto metálico um uma chama. Quando a luz desta chama passa por um espectroscópio ocorre o aparecimento de diversas linhas, cada qual com uma cor característica. A cada radiação corresponde um comprimento de onda definido, tendo uma posição fixa no espectro.
Aplicações analíticas de espectroscopia de emissão utilizam métodos cada vez mais poderosos para excitar os átomos tais como: centelha elétrica ou arco elétrico, onde os espectros são registrados fotograficamente num espectrógrafo.
Os espectros podem ser: contínuos, banda e os de raias. Os espectros de raias provêm de átomos ou íons excitados emitindo energia em forma de luz com comprimentos de ondas definidos.
Espectroscopia de emissão na chama, uma solução ou composto metálico forma vapores de átomos que passam a um nível energético suficiente elevado que permite emitir radiação característica. No entanto, nem todos os átomos passam para o estado de vapor, continuando no estado sólido ou fundamental. Estes átomos neste estado são capazes de absorver a energia radiante dos seus comprimentos de onda específicos, ou seja,essa energia é proporcional a quantidade que estes átomos emitiram caso fossem retirados do seu estado fundamental para o estado excitado. Alguns desses átomos são excitados pela energia térmica e passam a reemitir a energia que haviam absorvido. Este comportamento de remissão de energia compõe o princípio da espectroscopia de fluorescência atômica que pode ser observada através da modificação da coloração da chama.
Existem diferentes estados de excitação associados com diferentes elementos, fornecendo espectros de raias característicos bem definidos.
Procedimento experimental
Materiais:
Soluções de nitrato de: Chumbo, estrôncio, sódio, ferro, cobalto e cobre.
Haste metálica ( uma para