Cadeias Produtivas
Cadeias Produtivas
2013-09-27
Cadeias Produtivas
Introdução:
O conceito de cadeia produtiva foi desenvolvido como instrumento de visão sistêmica.Parte da premissa que a produção de bens pode ser representada como um sistema, onde os diversos atores estão interconectados por fluxos de materiais, de capital e de informação, objetivando suprir um mercado consumidor final com os produtos do sistema. Embora na sua gênese o conceito tenha sido desenvolvido tendo a produção agropecuária e florestal como foco, tem se verificado que o mesmo possui grande potencial de extrapolação, para outras áreas produtivas além da agricultura. Onde o conceito tornaria-se universal e permitiria utilizar as suas capacidades e ferramentas analíticas, para a formulação de estratégias e políticas de desenvolvimento em uma ampla gama de processos produtivos.
Definição
:
Define-se cadeia produtiva como sendo o conjunto de atividades econômicas que se articulam progressivamente desde o início da elaboração de um produto.Um conjunto de etapas consecultivas, ao longo das quais os diversos insumos sofrem algum tipo de transformação , até a constituição de um produto final (bem ou serviço) e sua colocação no mercado. Inclui desde as matérias-primas, insumos básicos, máquinas e equipamentos, componentes, produtos intermediários até o produto acabado, a distribuição, a comercialização e a colocação do produto final junto ao consumidor, constituindo elos de uma corrente.
O conceito surgiu na França na década de 1960 aplicado ao agronegócio.
Morvan define como:
Uma sequência de operações à produção de bens, cuja articulação é amplamente influenciada pelas possibilidades tecnológicas e definidas pelas estratégias dos agentes onde são representadas a partir de três perspectivas alternativas.
A Association française de Normalisation (AFNOR) adota um conceito mais amplo, considerando a cadeia