Roteirização
MBA EM LOGÍSTICA EMPRESARIAL
ROTEIRIZAÇÃO DE TRANSPORTES COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO
JOÃO PESSOA
2013
ROTEIRIZAÇÃO DE TRANSPORTES COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO
JOÃO PESSOA, 24 DE MARIO DE 2013
1-TEMA
Roteirização: Um estudo sobre o processo de distribuição de cimento na Paraíba como diferencial competitivo.
2-PALAVRAS-CHAVE
Roteirização, Distribuição, Transportes
3-PROBLEMATIZAÇÃO
Hoje sabemos o quanto a logística no Brasil ainda é ineficiente em seus processos. Se uma das funções da logística é entregar a mercadoria ao cliente na hora certa e no lugar certo, porque ainda não conseguimos fazer isso com eficiência?
Segundo Carvalho ( 2002), a Logística é a parte da cadeia de abastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-prima, materiais semi-acabados, bem como as informações a elas relativas, desde o ponto de origem ao ponto de consumo, com o propósito de atender as exigências dos clientes.
Um dos problemas enfrentados pela logística hoje, é a entrega da mercadoria, nem sempre se consegue entregar em tempo hábil, por diversos motivos tipo: Falta de mercadoria disponível no estoque, erro ao implantar pedidos, demora no processo de faturamento, as estradas em péssimo estado, assim ocasionando muitas vezes avarias na carga, todos esses fatores contribuem direta e indiretamente na falha do processo de entrega e também da coleta.
A área de transporte é de suma importância para a distribuição dos produtos, pois o seu desempenho é fundamente para garantir excelência da entrega.
Uma das ferramentas mais usadas hoje na área de transportes são os roteirizadores, pois eles vêm com o propósito de melhorar os custos da logística, assim traçando rotas mais inteligentes, ou seja, casando as rotas mais próximas, dimensionando a carga e a frota e ganhando mais tempo para realizar as