Roteirização
FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS
ROTEIRIZAÇÃO
SANTO ANDRÉ
2010
Roteirização: Racionalização do Transporte.
Definição
Roteirização é o processo de definição de roteiros, ou itinerários, a determinação do melhor caminho é matematicamente exata. Porém, a roteirização, pode ser entendida como uma otimização da programação operacional de um ou mais veículos.
As grandes quantidades de serviços a serem programados levam a um problema difícil de ser solucionado por um ser humano. Geralmente, são adotadas formas alternativas, tais como de programação por faixas de CEP ou áreas de distribuição e rotas predefinidas.
Aplicação
Este aplica tanto a rotas urbanas como rodoviárias e o resultado consiste na alocação racional de serviços de transporte (coleta e/ou entrega) à frota e a definição dos itinerários (roteiros), com a conseqüente ordem de atendimentos a serem realizados. Quando o horário para atendimento de determinado cliente é limitado, por exemplo, entre 8h e 12h, o problema é denominado de programação com janela de tempo.
Na cadeia logística industrial, o suprimento de matérias primas e a distribuição de produtos envolvem, via de regra, o transporte de mercadorias. No comércio, que é a extensão da indústria, o transporte na recepção e distribuição é fundamental. Na prestação de serviços, em muitos casos, o deslocamento de pessoas se faz necessário. Estima-se que o custo de transporte represente 10% de PIB Brasileiro.
Objetivo
O objetivo da roteirização é dispor o serviço certo com qualidade e garantia, no lugar certo, no tempo certo e nas condições desejadas, ao mesmo tempo em que fornece a maior contribuição à empresa.
Vantagens
Redução de custos de transporte;
Planejamento de rotas mais curtas,
Valor real da quilometragem rodada;
Realocação de clientes para outros centros de distribuição mais próximos.
Desvantagem - Restrições
Horários de atendimento