Roteirização
No mundo competitivo atual termos como racionalização, estoque zero, just-in-time, competitividade acirrada e exigência de qualidade elevada são palavras de ordem e dentro desse contexto o transporte representa um grande desafio de eficiência. Por sua natureza de distribuição espacial que geram dificuldades de planejamento e controle, a área tem sido renegada a um segundo plano.
Dentro de uma visão mais restrita, define-se roteirização como o processo de definição de roteiros, ou itinerários, onde a determinação do melhor caminho é matematicamente exata, objetivando a minimização das distância percorrida, do tempo despedido e do custo das operações.
Porém, a roteirização, no sentido mais amplo, pode ser entendida como uma otimização da programação operacional de um ou mais veículos. Este processamento se aplica tanto a rotas urbanas como rodoviárias e o resultado consiste na alocação racional de serviços de transporte (coleta e/ou entrega) à frota e a definição dos itinerários (roteiros), com a conseqüente ordem de atendimentos a serem realizados.
http://isabelaminucci.blogspot.com.br/2011/06/o-que-e-roteirizacao_8507.html
Problemas De Roteirização
Os Problemas de roteirização ocorrem com bastante freqüência na distribuição de produtos e serviços. Alguns exemplos de roteirização podem ser citados tais como entrega, em domicílio, de produtos comprados nas lojas de varejo ou pela internet; distribuição de bebidas em bares e restaurantes, de dinheiro para caixas eletrônicos de bancos, de combustíveis para postos de gasolina; coleta de lixo urbano; entrega domiciliar de correspondência; e distribuição de produtos dos Centros de Distribuição (CD) de atacadistas para lojas do varejo.Os problemas de roteirização podem ser classificados em três grupos principais:
ƒ * Problemas de roteirização pura de veículos (PRV): neste tipo de problema as condicionantes temporais não são consideradas na geração dos roteiros para coleta e/ou