Revolução Industrial
Hoje em dia, as relações de trabalho e produção passam por grandes transformações. Essas mudanças estão ligadas ao desenvolvimento de novas tecnologias, como a robótica, a informática e o uso combinado do computador com outros meios de telecomunicação. Muitas pessoas dizem que estamos em plena “Terceira Revolução Industrial”. Mas afinal, o que foi a Revolução Industrial? Como surgiu? O que ela tem a ver dentro do processo Administrativo? As perguntas são muitas, mas tudo isso tudo será esclarecido da melhor forma possível no decorrer desta pesquisa.
Desenvolvimento:
A Revolução Industrial foi um conjunto de transformações que ocorreram na Europa Ocidental entre os séculos XVIII e XIX diretamente ligados à substituição do trabalho artesanal (uso de ferramentas), pelo trabalho assalariado (predomínio de máquinas). É muito difícil imaginar como seriam as nossas vidas hoje em dia sem os aparelhos celulares, automóveis e eletrodomésticos por exemplo. Todas essas tecnologias recém citadas foram desenvolvidas no intuito de facilitar cada vez mais a vida humana, poupar tempo e esforço físico. A cada dia que passa mais novidades e inovações surgem no nosso cotidiano, num movimento sem fim onde as descobertas mostram-se infinitas... Mas tudo isso começou com a tão falada Revolução Industrial.
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
Podemos dividi-la em três etapas: 1ª – Ficou limitada à Inglaterra (1760-1860) e teve como destaque o desenvolvimento da indústria do algodão. Além disso, o aperfeiçoamento das máquinas a vapor foi muito importante para o progresso das fábricas.
2ª – Espalhou-se por algumas regiões da Europa Ocidental e Oriental (1860-1900), alcançando também, os Estados Unidos e o Japão. As principais inovações nesse período foram o aproveitamento da energia elétrica e dos combustíveis petrolíferos, a utilização do aço