Agências Digitais Brasil
São Paulo
2014
Vivian Freitas
Bruno Perez
Roberval Teixeira
Agências de Propaganda especializadas em Mídias Digitais
Projeto Integrador do curso de Tecnologia em Marketing - EAD
Orientadores: Mariela Krüger de Azevedo e
Luiz Fernando Gomes Pinto
São Paulo
2014
Sumário
Introdução
Este trabalho acadêmico tem por objetivo analisar o Mercado de Agências de Propaganda especializadas em Mídias Digitais.
O mercado de Agências de Mídias Digitais é um mercado que fatura anualmente R$2,2 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Agências Digitais (Abradi) e para se manter no mercado tão concorrido e dinâmico é necessário ir além para satisfazer a demanda dos clientes.
Assim como a tecnologia da informação está em constante movimentação, este mercado corre para não perder as oportunidades desse desenvolvimento, se utilizando cada vez mais das redes sociais e mídias alternativas.
Visto se tratar de um mercado ainda em crescimento, elaboramos análise de competitividade (5 forças de Porter), para identificar ameaças deste mercado.
Para um melhor entendimento das possibilidades de negócios deste segmento, foram analisadas três das maiores empresas: FBiz, Click Isobar e Ag2. Utilizando dados históricos e da atuação destas, bem como apresentando o composto mercadológico de cada uma delas.
3. Análise do microambiente
3.1. Histórico do mercado
Em 1995, nos primeiros passos para a consolidação da internet, grandes empresas como AT&T, Time e Proctor & Gamble vislumbraram nesse campo um novo meio de interação com os consumidores. Rapidamente, os banners (primeira ferramenta publicitária encontrada pelas agências) ganharam o gosto e a atenção populares e, em apenas 2 anos, em 1997, já tinham presença