markenting
Pesquisas recentes revelam que o mercado de trabalho em marketing digital no Brasil é um dos mais promissores e agências e empresas já se ressentem da falta de profissionais. O crescente interesse das empresas pelas mídias digitais vem criando uma demanda que simplesmente não consegui ser atendida pelas agências digitais.
Na verdade o mercado de trabalho em marketing digital não está apenas aquecido como algumas fontes comentam. Ele na verdade está em uma violenta expansão em função do crescimento da economia nos últimos anos e também da Internet no Brasil em si. O grande problema é que essa expansão não está sendo acompanhada pela formação de novos profissionais de marketing digital verdadeiramente qualificados.
Sem profissionais os salários disparam
Uma das consequências da escassez de mão de obra é a elevação dos salários no marketing digital. Preocupadas em reter seus talentos, as empresas valorizam cada vez mais seus colaboradores e incorporam benefícios e outras vantagens à remuneração que por sinal já é alta.
Segundo pesquisa da empresa Page Personnel, publicada em seu Guia Salarial 2013, os salários fixos dos profissionais de marketing digital estão 40% maiores se comparados aos de 2012. Ainda segundo a pesquisa, os profissionais em início de carreira tiveram a maior valorização no marketing digital por ser uma área nova e carente de profissionais qualificados.
Sobram vagas em marketing digital
Uma das principais reclamações das agências digitais é a dificuldade para o preenchimento das vagas de trabalho em marketing digital oferecidas. Algumas posições passam meses em aberto sem que se consiga encontrar o profissional com o perfil adequado, o que muitas vezes acaba impedindo que novos projetos sejam iniciados.
Essa distorção entre demanda e oferta no mercado de trabalho pode comprometer até mesmo o crescimento do setor, que segundo a ABRADI – Associação Brasileira de Agências Digitais foi