a importancia do ato de ler
ALUNO: JOSÉ JAIR DA SILVA GOMES
MATIRCULA:91400189
CURSO: MATEMATICA
DISCIPLINA: MTC
A importância do ato de ler
Ao nos debruçarmos sobre esse assunto descobrimos que o ato de ler vai além do exercício mecânico de decodificar, signos em um texto, em que o papel do o leitor se concentra na a decifração do código, atribuindo a este sentido. A leitura não se restringe apenas a forma escrita mais também se concentra na oralidade. Por isso é possível que o leitor a todo instante possa fazer leituras de momentos, atitudes e gestos presente no seu universo e são essas diversas experiências vividas por ele em sua vida que concede a ele autenticidade suficiente para fazer “leitura do mundo” a sua. E está leitura precede a leitura de textos e é ela quem conduzira o leitor na interpretação dos mesmos e é concebida a partir do momento em que um indivíduo compreende o mundo a sua volta, não necessitando assim de alfabetização para se ter acesso a essa compreensão.
A leitura da palavra não pode significar a ruptura da leitura do mundo pois essas duas andam aliadas no processo de conhecimento e aprendizagem, que é visto como um processo libertador que permiti ao aluno a possibilidade de criar, reinventar, reler, reviver a partir de suas vivencias. E neste processo de alfabetização é preciso permitir ao alfabetizado estas possibilidades de liberdade, permitindo a ele que utilize do seu conhecimento do mundo, no seu processo de aprendizagem para que assim desenvolva a sua percepção e compressão da palavra de acordo com sua maneira de ler o mundo. E não submetendo estes a métodos de aprendizagem sistematizados que se concentra em memorizações que não levam ao conhecimento.
A importância do ato ler, e ler de forma critica, se concentra na necessidade de considerar todos os aspectos presentes nesses processo, pois o ato de ler envolvi muito mais do que se ver nas linhas de um texto, do que se pode decifrara através dessas linhas, por isso é