Drogas, O que são?
Denomina-se Droga, todas e quaisquer substancias que causem alterações no funcionamento natural e regular do organismo no individuo que a ingerir. “Drogas são substâncias utilizadas para produzir alterações, ou seja, mudanças nas sensações, nas percepções, no grau de consciência, no estado emocional, no psicológico, no comportamento”. Pardal M.P.Poliana (2011) Disponível em http://www.scielo.br Acesso em 22/10/2011.
Essas substancias podem ser adquiridas por meio da fabricação via laboratório (drogas sintéticas) ou de forma artesanal, diretamente da natureza.
A droga sintetizada, ou seja, adquirida artificialmente, não tem seus componentes ativos obtidos diretamente da natureza e sim, pela manipulação de substancias químicas, porém, alguns de seus componentes podem ser extraídos da natureza isoladamente.
“Esse componentes podem ser combinados e alterados quimicamente em laboratório, caracterizando - às como sendo, “semi-sintéticas”.
Cabral, Gabriela (2011) Disponível em http://www.brasilescola.com.br Acesso em 22/10/2011
Esse tipo de droga, a sintética, em sua maioria, apresenta efeito psicotrópico e tem como principio de atuação o sistema nervoso central, por esse motivo, pode gerar sensações, estímulos e até mesmo alucinações. Elas podem ser ministradas oralmente, pelas vias aéreas ou por injeção direta na corrente sanguínea por intermédio de uma seringa. Drogas assim são encontradas em estabelecimentos farmacêuticos, geralmente vendidos sob prescrição médica, sendo assim, são drogas licitas (permitidas de acordo com a lei) catalogadas e fiscalizadas pelos órgãos de saúde e liberadas para comercialização.
Drogas ilícitas também são comercializadas, porém, sua comercialização e consumo são proibidos por lei pelos órgãos governamentais responsáveis, por proporcionarem malefícios severos à saúde de quem às utiliza. Esse tipo de comércio é disponibilizado por traficantes, marginais e até mesmo por profissionais na área da saúde que para faturar um