A dupla estigmatização e criminalização dos moradores de rua que são usuários de drogas psicotrópicas, em são luis - ma
RESUMO
Nesse artigo faremos um breve apanhado sobre os moradores de rua e sua relação com as drogas psicotrópicas em São Luis. Como a sociedade ludovicente e as instituições responsáveis por manter a ordem pública enxergam o morador de rua, especialmente aqueles que usam drogas psicotrópicas, fazendo uma dupla estigmatização e criminalização desse indivíduo.
PALAVRAS-CHAVE
Moradores de rua. Estigmatização. Criminalização. Drogas psicotrópicas. Sociedade.
INTRODUÇÃO
O morador de rua é uma figura muitas vezes tratada como escória da sociedade ou excedente social. Muitas vezes se ouve pessoas se referindo aos moradores de rua como mendigos ou expressões parecidas, fazendo transparecer o preconceito por meio dessa expressão altamente pejorativa.
A situação se agrava ainda mais quando esse morador de rua passa a ser um usuário de drogas psicotrópicas. Quando/se isso ocorre, ele é discriminado por dois motivos: por ser morador de rua e por ser usuário dessas substancias. Entretanto, não se pode ter uma visão tão hipócrita e acusadora sobre essas pessoas, pois só quem passa as dificuldades que eles passam é que vai saber como as drogas psicotropicas são um caminho que na maioria das vezes parece ser o mais viável. Não se deve defender o uso dessas substancias, mas também não se devem julgar alguns moradores de rua só por que eles fazem uso dessas substâncias, pois sua situação é subumana.
1. DROGAS: conceituação Muitas vezes o significado de droga é associado a substâncias ilícitas. Porem, o termo é mais abrangente que isso. Droga é toda