Pesquisa dos educadores e formação docente voltada para a transformação social
Curso de Pedagogia
Atividade avaliativa-Historia da Educação
Lucéia Sandra Ferreira
Sorocaba
2013
A noção de liberdade no Emílio de Rousseau
“O homem é bom por natureza, mas está submetido à influência corrupta da sociedade.”
Para Rousseau se inicia uma nova idéia de educação, pois existem falhas na civilização para que o homem atinja o bem comum. Ele relata no texto os modelos de dependência que o homem tem para ser educados nas diferentes fases de sua vida.
Quando criança deve ser educada com liberdade física para que saiba controlar os seus movimentos sem torná-los perigosos, sendo benéfico para o desenvolvimento do seu corpo. Quando a criança é considerada um ser moral ela já inicia a liberdade de vontades e passa a fazer suas escolhas sem precisar da interferência de um adulto, satisfazendo suas necessidades naturais. Precisamos educar a criança para que seja um homem que saiba diferenciar necessidade de vontade, que haja de acordo com suas necessidades e não com as opiniões dos outros.
O homem está muito submetido às vontades artificiais do mundo em que vive, a sociedade influencia muito nas suas escolhas tornando-o escravos de suas vontades, dos seus caprichos, deixando assim as crianças muito vulneráveis a uma liberdade ilusória, pois elas ficam dependentes de coisas banais, de coisas que realmente não interferem no bom desenvolvimento e amadurecimento do seu caráter. Para Rousseau o homem não deve ser sacrificado aos caprichos da sociedade, afirma que a educação não vem de fora, é a expressão livre da criança com o seu contato com a natureza.
A contribuição de Rousseau para a educação infantil é inestimável que permanecem até