Louis Sullivan Obras
Obras
Auditorium Building
Cidade: Chicago - Illinois
País: Estados Unidos, América
Ano: 1887 – 1889
Auditorium Building1 é considerado a primeira grande obra de Louis Sullivan para a escola de Chicago. Foi o maior e mais pesado edifício alguma vez construído até então. Foi também um dos primeiros edifícios com electricidade e ar condicionado e à prova de fogo em toda a estrutura. O projecto foi elaborado em conjunto com Dankmar Adler, em 1886, e foi o primeiro edifício multifunções que junta um teatro/ópera com capacidade para seis mil espectadores, um hotel e escritórios num só sítio, criando um complexo programa.
Uma das grandes influências de Sullivan para a construção do Auditorium Building foi o projecto do Marshall, Field & Co. de Richardson2, com uma ordenação coerente da escala da fachada e construído em alvenaria de pedra, tal como o Auditorium.
Além de alvenaria tradicional, o edifício era completado por ferro e as suas aberturas externas organizadas em malha. Para Sullivan, a ornamentação e a estrutura complementavam-se. Na fachada, a decoração é quase inexistente e a organização das diferentes cores e texturas obtém-se pela disposição das massas e materiais. Sullivan tentou ao máximo conciliar a alvenaria com a estrutura interna do edifício. A atenuação vertical e a pequena profundidade dos principais fustes de colunas e pilastras antecipavam as soluções dos arranha-céus de Sullivan.
Com muitos espaços restaurados e um teatro acusticamente perfeito, o Auditorium Building tem sido o lar da Universidade de Roosevelt desde 1946.
Edifício Wainwright
Cidade: St, Louis - Missoury
País: Estados Unidos da América
Ano: 1890 – 1891
O edifício Wainwright3 é conhecido como um dos primeiros arranha-céus no mundo e é considerado como um protótipo de escritório de arquitectura moderna. Apesar de ser um prédio antigo, ainda existe nos dias de hoje.