Encurvatura
No âmbito da disciplina de História da Arquitectura Moderna, o presente trabalho estuda o edifício Schlesinger & Mayer, presentemente pertencente à companhia Carson Pirie Scott & CO. inserindo-o no seu contexto histórico e baseado na personalidade do seu autor – Louis Sullivan.
Aborda por isso alguns temas como Schlesinger & Mayer / Carson Pirie Scott & CO (a história do edifício), Louis Sullivan (o seu autor), Lojas de Departamentos (o tipo de construção em que se insere) e a história da Escola de Chicago (momento artístico a que pertence).
Schlesinger & Mayer / Carson Pirie Scott & CO:
Construído pouco depois do grande incêndio de Chicago, o edifício Schlesinger & Mayer foi um dos primeiros armazéns construídos em aço, ocupando a esquina sudeste das ruas State e Madison, conhecida como a esquina mais movimentada do mundo. Os edifícios adjacentes na rua State eram de variadas formas e tamanhos. Mas as novas técnicas permitiram a este edifício espaços maiores e mais abertos, revelando-se uma grande obra, que mudou totalmente o aspecto daquele ângulo, convertendo várias fachadas numa única e uniforme frente de oito andares.
Quando foi construído pela dupla de arquitectos Adler e Sullivan, o edifício Mayer era muito barato e sem ornamentação. A característica marcante do desenho arquitectónico neste edifício era a continuidade das bandas largas horizontais do muro entre as fileiras de janelas, com todos os sectores subordinados a elas. Os pilares verticais, embora no mesmo plano, como as faixas horizontais, são atravessados por faixas estreitas de ornamento ao nível dos peitoris e, excepto nos cantos, por madeira ao nível dos lintéis. Isso demonstra que o verticalismo ou a horizontalidade dos arranha-céus de Sullivan não podem razoavelmente ser interpretados