Artigo Teoria e Critica
Resumo
A Escola de Chicago representa no âmbito da arquitetura uma forma nova de construir, que reconstruiu a cidade após o grande incêndio de uma maneira rápida e sólida, evitando erros e possíveis novos incêndios, de acordo com o conceito que a forma segue a função, abandonando a ornamentação das fachadas e incrementando sistemas estruturais que permitem construções com muito mais altura e menos peso.
A arquitetura orgânica ou organicismo foi uma escola da arquitetura moderna influenciada pelas ideias de Frank Lloyd Wright. A trajetória profissional de Frank Lloyd Wright foi constituída por uma tentativa de expressar o que ele denominava “arquitetura orgânica”. Wright acreditava que a arquitetura não era só uma questão de habilidade e criatividade, mas deveria transmitir felicidade. Louis Sullivan, um dos pioneiros em arranha-céus, tentou chegar ao verdadeiro sentido do termo “arquitetura orgânica”, porém, nunca havia construído de maneira orgânica. Sua relação com o organicismo era mais no sentido de composição, nos ornamentos e não na própria obra, no próprio projeto como um todo.
1 - Escola de Chicago – Questões históricas e introdutivas.
A arquitetura de Chicago no final do século XIX foi fortemente marcada por um estilo diferente do que se vinha produzindo e edificando. Uma nova forma de pensar, projetar, executar e usufruir se criou para com que velhos problemas e erros não se repetissem em uma cidade onde o desenvolvimento econômico, populacional, mercantil e industrial cresceu de uma forma muito rápida, por ser uma região de boa localização e topografia, situada às margens do rio Chicago.
Chicago no verão de 1871, um ano de muita seca, sofreu um incêndio que causou a morte de trezentas pessoas, além de tornar noventa mil desabrigadas, e causar mais de duzentos milhões de dólares em danos na cidade. As grandes proporções deste incêndio