Da Teoria Tradicional a Critica uma correçao a Teoria Cientifica
palavras
RESUMO: Este artigo é um estudo inicial sobre o modelo de teoria crítica desenvolvida por Max Horkheimer na década de 30 no artigo Teoria Tradicional e Teoria Critica. Este modelo de teoria é de suma importância, tanto para aqueles que fundaram a chamada escola de Frankfurt, quanto para os nomes mais atuais que ainda se ocupam por pensar a teoria critica na sociedade contemporânea. Para isto usarei o artigo escrito por Max Horkheimer como base de pesquisa e como metodologia. Concentraremos no artigo do autor, de modo a seguir sua argumentação tendo como intenção mostrar a distinção entre teoria critica e teoria tradicional, destacando a importância da história para a teoria. Mostraremos que a teoria critica se define, sobretudo, pela orientação para a emancipação e pelo comportamento crítico. De certo modo, salientamos a dificuldade desta tarefa, já que nas próprias palavras de Horkheimer não é algo tão claro.
Palavras-chave: Teoria crítica. Teoria tradicional. Emancipação. Comportamento critico.
INTRODUÇAO: O objetivo deste artigo é mostrar a distinção entre a teoria tradicional e a teoria critica apresentada por Max Horkheimer no texto de mesmo nome escrito por ele.
Em primeiro momento apresentarei o conceito da teoria tradicional que segundo Horkheimer é a “teoria cientifica” ou das ciências naturais, em seguida relacionarei o conceito de teoria critica que como o nome diz apresenta uma correção à teoria anterior desempenhada e lançada em 1930.
Em seu texto o autor faz uma descriçao da concepçao de teoria descriçao esta que sera a base para a destinçao que sera feita posteriormente. Podemos ver ai que esta concepçao de teoria se trata nada mais que a teoria tradicional . Neste sentido conheceremos esta teoria e suas consequencias para a analise da realidade e as suas distinçoes da teoria critica que