Reclamação Trabalhista
RECLAMAÇÃO TRABALHISTA
Em face do Palácio do Planalto Ltda, empresa devidamente inscrita no CNPJ/MF sob o nº , com endereço à rua, nº, bairro, cidade, estado, CEP, por meio de seu representante, sr., pelos fundamentos de fato e direito que passa a expor.
DA GRATUIDADE DE JUSTIÇA
O reclamante que não tem condições de arcar com as custas e despesas processuais sem que lhe cause graves prejuízos à sua subsistência e à de sua família. Portanto, com base no § 3º do artigo 790 da CLT, requer ao Ilustre Juízo a GRATUIDADE DE JUSTIÇA.
DOS FATOS E DO DIREITO
1- DA RELAÇÃO JURÍDICA DE EMPREGO E DA CONFIGURAÇÃO DE CARGO DE CONFIANÇA
O reclamante laborou como Gerente de Produção para a empresa reclamada no período de 06.05.2004 a 06.05.2014, quando foi pré avisado de sua dispensa imotivada. O reclamante era submetido à carga horária de 10 (dez) horas por dia, sem sistema de banco de horas. Sua remuneração era composta de salário mensal total de R$ 5.000,00, sendo R$ 1.000,00 pagos “por fora”. O reclamante nunca recebeu 40% pela função de confiança exercida, previstos no art. 62, II e parágrafo único da CLT. Gerentes exercem funções e atividades de tamanha importância dentro de uma empresa. O gerente de produção é o profissional responsável por assegurar o