Filosofia-Teoria Crítica
PROGRAMA EJA- Ensino para Jovens e Adultos
Ensino Médio 3ª Série G
Profª Deusvane
TRABALHO DE FILOSOFIA
Aluna:
Uberlândia 2013
TRABALHO DE FILOSOFIA
Assuntos abordados:
I - Explicar o que foi a Teoria Crítica.
II - Explicar o ponto em comum entre seus representantes.
III - Posição dos filósofos em relação á possibilidade de transformação social.
I- A Teoria Crítica busca aliar a teoria e a prática, trazendo o pensamento tradicional dos filósofos relacionando-o presente. A Teoria Crítica opõe-se à Teoria Tradicional cartesiana. Em 1937, foi lançado um ensaio - manifesto “ Teoria Tradicional e Teoria Crítica” de Max Horkheimer.
Essa obra marca o início da Teoria Crítica da Sociedade que viria a ser desenvolvida por outros pensadores, principalmente pelos cientistas da Escola de Frankfurt. A Escola de Frankfurt possuía o Instituo de Pesquisas Sociais que objetivava entender o desencadear da organização e da consciência dos trabalhadores da indústria moderna.
A Escola de Frankfurt também buscou analisar as relações sociais na Comunicação Social, no Direito, na Psicologia, na Filosofia e na área da Antropologia. A Teoria Crítica orientada a pesquisar o social ficou referida como “teoria da sociedade”.
A Teoria Crítica inicia por meio de uma análise do sistema da economia de mercado, analisando os aspectos referentes ao desemprego, crises econômicas, domínios militares, terrorismo, condições das massas, entre outros.
Sobre outros aspectos, a Teoria Crítica possibilita a autocrítica, o esclarecimento, e a visão sobre as ações e dominações sociais. Por meio dessa análise, acredita-se coibir a repetição da dominação, partindo dos alertas propostos pelos pensadores de Frankfurt. A Teoria Crítica seria capaz de esclarecer a sociedade perante as ordens instituídas e vigentes.
Podemos entender que a Teoria Crítica