Logística na Cadeia Agroindustrial
Análise de montante a jusante: comercialização, industrialização e produção de matérias-primas. (SANTINI E FILHO, apud BATALHA, 2013)
Análise sistêmica: (1) visualizar a cadeia de forma integral; (2) identificar as debilidades e potencialidades; (3) motivar o estabelecimento de cooperação técnica; (4) identificar gargalos e elementos faltantes; (5) certificar quanto aos fatores condicionantes de competitividade em cada segmento.
Conceito de Logística
Origem francesa (do verbo loger: alojar).
Termo militar: transportar, abastecer e alojar as tropas.
“A logística empresarial trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final...” (Ballou, 1995, p.24)
Logística na Cadeia Agroindustrial
O agronegócio é responsável por:
33% do PIB (US$ 200,0 bilhões);
42% do total das exportações;
37% dos empregos (não absorvíveis por outros setores);
4,0% das importações (38% do saldo da balança comercial).
“Controle contábil, financeiro e operacional dos fluxos de produtos
Lavouras à clientes finais
Envolve: maquinários de colheita, estradas, estruturas de armazenagem e sistemas de transportes e comunicação” (SILVA, 2013 p. 5)
Logística de Suprimentos
Cuida da forma de como os insumos e os serviços fluem até as empresas de cada cadeia produtiva, para reduzir os custos de produção ou de comercialização.
A distribuição de uma empresa é o suprimento de outra. O processo logístico da cadeia de suprimento pode ser compreendido conforme a 3 macrossegmentos: comercialização, industrialização e produção de matérias-primas.
Logística das Operações de Apoio a Produção Agropecuária
Conjunto de agentes econômicos e alianças estabelecidas para atender necessidades dos consumidores em relação ao produto.
Otimização de lucros e retorno de investimentos;
Racionalização dos processos operacionais e aumento da