AULA 3 4 AGROINDUSTRIAL
Professora: Rita Costa
AULA 5-6
1
Agronegócios
Visão sistemica
2
Quebra de Paradigma
Ray Goldberg (1968), apresentou os primeiros ensaios voltados para caracterização da dinâmica do agronegócio como um sistema.
Deu a primeira utilização da noção de
Commodity System approach (CSA) para estudar o comportamento dos sistemas de produção de diferentes produtos agrícolas.
3
VISÃO SISTÊMICA
Afirmou que a exploração econômica de
atividades rurais com a globalização e integração de mercados tornou-se parte de um amplo espectro de interrelações e interdependências produtivas, tecnológicas e mercadológicas.
“Esta visão sistêmica do negócio agrícola – e seu consequente tratamento como conjuntopotencializa grandes benefícios para um desenvolvimento mais intenso e harmônico da sociedade brasileira.
Para tanto, existe problemas e desafios a vencer. Dentre estes, destaca-se o conhecimento das inter-relações das cadeias produtivas para que sejam indicados os requisitos para melhorar sua competitividade, sustentabilidade e equidade”(RUFINO,1999). VISAO SISTEMICA
Considerando aspectos ligados ao ambiente sobre qual atuam, podemos destacar: Sistema Agroindustrial,
Complexo Agroindustrial,
Cadeia de produção Agroindustrial
6
DEFINIÇÃO
1.
O Sistema Agroindustrial (SAI) :
É todo conjunto de atividades que concorrem para a produção de insumos até a obtenção do produto final, independentemente do nível de sofisticação utilizado, base tecnológica ou processo de transformação aos quais tenham sido submetidos.
Callado(2008)
7
2. Complexo industrial
É um arranjo produtivo que surge a partir de uma determinada matéria-prima de base, tomando diferentes processos industriais, beneficiamento e comerciais que ela pode sofrer até se transformar em diferentes produtos final.
EX: Dessa forma, poder-se-ia fazer alusão ao complexo soja, complexo leite, complexo café, etc. 8
3. A cadeia de produção
• É um arranjo produtivo que, diferentemente de um complexo