o desafio das empresas do seculo xxi
Analisando todos os pontos de vista, podemos afirmar que um dos grandes desafios das empresas no século xxi é a fragilidade causada pela exposição pública, podemos citar o exemplo da Apple, a empresa teve sua imagem arranhada após a publicação de um artigo no jornal New York Times ”(In China, Human Costs, are builit in to an Ipad)” que mostra os trabalhadores da Foxconn maior fornecedora da Apple trabalhando em condições desumanas com carga horária de trabalho de mais de 12 horas, falta de segurança, 7 dias por semana. A noticia espalhou-se rapidamente pelos meios de comunicação e gerou centenas de comentários nas redes sociais (blogs, tweets) está repercussão teve impacto direto na imagem da empresa, que rapidamente se posicionou através de um comunicado onde reitera seu compromisso com a ética de conduta para policiar seus fornecedores, o comunicado não sofreu o efeito esperado pela empresa. Este é só um dos casos que mostram a fragilidade que as empresas vivem por estarem expostas a todo o momento, tendo assim que agregarem valores que agradem a população na sua politica de trabalho.
Vendo-se nesta situação a empresa deve estar pronta para reagir, mantendo o equilíbrio e criando um diálogo direto com seu consumidor, não basta uma simples nota de esclarecimento, mais usar de todos os meios de comunicações para mostrar uma imagem contrária aquela criada pela noticia original. Com a mesma proporção que a imagem e a mídia elevam o nome de uma organização podem destruílos rapidamente.
Outro grande desafio das empresas no século xxi é a gestão ambiental, pois após grandes desastres e acidentes ambientais causados por vários segmentos, faz que a cada dia os consumidores se fidelizem a empresas que tem gestão ambiental levada a sério.
As empresas mais modernas que se comprometem com o meio ambiente e com seu futuro devem abandonar o pensamento de que existem somente para gerar empregos. As empresas fazem parte do meio ambiente