Logística Empresarial - Conceito de Logística Integrada e Suplly Chain Management
O capitulo do livro Logística Empresarial: À Perspectiva Brasileira nos mostra como a logística é importante para as organizações se manterem competitivas e que outras áreas da empresa estão ligadas a ela, diferentemente do que se pesavam antes, áreas como o marketing, por exemplo, eram tratadas de forma excluída dessa, outro aspecto mostrado no texto lido foi mostrar como a evolução da tecnologia impacta diretamente nessa área.
A Logística existe desde os tempos mais primórdios, tendo claro, que em proporções bem menores e menos complexas que atualmente podemos citar como exemplo, a bíblia, que relata um dos casos mais antigos do uso da logística, no caso do êxodo na época de Moisés que consistia em levar o povo de Deus do Egito para a Terra Prometida; e o nosso caso diário que consiste em, quando acordamos e queremos dormir mais um pouco, planejar nossa ida ao trabalho sem que cheguemos atrasados.
Com a evolução da produção, evolui-se quase que automaticamente a logística, pois esta está intrinsecamente ligada ao processo produtivo visto que controle de estoque, armazenagem e transporte são as bases da logística atual.
Um dos fatores que está acelerando o processo de evolução da logística é o grande crescimento da aérea de TI (Tecnologia da Informação), tanto para o lado do ofertante quanto para o demandante, ou seja, o grande crescimento de lojas virtuais afronta o modo antigo de compra, venda e recebimento da mercadoria. O que outrora era consumido fisicamente, agora podem ser comprado virtualmente, ou seja, compramos fotos e recebemos produtos, isso elimina gastos do empresário com loja e até em alguns casos com estoque, possibilitando que o vendedor faça o papel de ponte entre o fabricante e o usuário final.
O grande crescimento da área tecnológica impulsionou a evolução da logística possibilitando novos modos de controle, o que torna o processo mais eficiente e