Suplly Chain EDNEY KASSIA LEONARDO SHARLENE WILLIAM
1783 palavras
8 páginas
Suplly ChainNome: Edney Paulo
Kássia Lamárcia
Leonardo Exposito
Sharlene Santos
William Xavier
Engenharia de Produção: 8º Período
Disciplina: Sistema de Informações Gerenciais
Professora: Daniela Ferreira
INTRODUÇÃO
A globalização tem aumentado consideravelmente a competitividade entre as empresas, o SCM – Supply Chain Management (ou Gerenciamento da cadeia de suprimentos) é uma destas praticas que tem despertado notável interesse entre os membros dos mundos acadêmicos empresarial, representando a importância evolução do que tradicionalmente vinha se conhecendo como logística. Sendo que embora pouco ainda se conheça o verdadeiro significado desde conceito, e principalmente sobre as barreiras e oportunidades para a sua implementação. O objetivo desde trabalho é contribuir para um melhor entendimento dessa poderosa ferramenta gerencial.
CONCEITO
O conceito de supply chain surgiu como uma evolução natural do conceito de logística integrada enquanto a logística integrada representa uma integração interna de atividades, o supply chain representa sua integração externa, pois estende a coordenação dos fluxos de materiais e de informações aos fornecedores e ao cliente final. A gestão de cadeia como um todo pode proporcionar uma série de maneiras pelas quais é possível aumentar a produtividade e, em consequência, contribuir significativamente para a redução de custos, assim como identificar formas de agregar valor aos produtos.
No primeiro plano estaria à redução de estoques, compras mais vantajosas, a racionalização de transportes, a eliminação de desperdícios, etc. O valor, por outro lado, seria criado mediante prazos confiáveis, atendimento no caso de emergências, facilidade de colocação de pedidos, serviços pós-vendas, etc..
O OBJETIVO DO SCM:
O SCM propõe uma rede de facilidades e opções de distribuição para garantir a obtenção de materiais e a transformação destes em produto intermediário ou final; e, depois, a distribuição