Economia Direitos Dos Idosos Violados 2
2 de dezembro de 2014
Índice
4 minutos
Introdução
Escolhemos o tema “Idosos com direitos violados, situação de vulnerabilidade”, uma vez que temos vindo a perceber que as condições em que os idosos vivem são cada vez mais degradantes e consideramos que, passando a palavra, podemos contribuir para a mudança.
Assim vamos começar por explicar o conceitos de idosos, e porque são tão vulneráveis, o problema do envelhecimento populacional, passando depois para a descriminação dos direitos e quais o que são violados em Portugal, recorrendo a várias noticias recentes.
Como tal, o nosso objetivo com o trabalho é mostrar que os idosos têm direitos e estes devem ser respeitados.
O que são os Idosos? Vulnerabilidade dos Idosos
A terceira idade é uma etapa da vida de um indivíduo. A época em que uma pessoa é considerada na fase da Terceira Idade varia conforme a cultura e desenvolvimento da sociedade em que vive. A Organização Mundial de Saúde classifica cronologicamente como idosos as pessoas com mais de 65 anos de idade em países desenvolvidos e com mais de 60 anos de idade em países em desenvolvimento.
As pessoas idosas têm habilidades regenerativas limitadas, mudanças físicas e emocionais que condicionam a sua qualidade de vida, podendo tudo isto levar à síndrome da fragilidade (conjunto de manifestações físicas e psicológicas de um idoso onde poderá desenvolver muitas doenças).
Assim, os idosos são vítimas de maior vulnerabilidade. A vulnerabilidade é a qualidade de vulnerável, ou seja, o que é suscetível de ser exposto a danos físicos ou morais devido à sua fragilidade. O conceito pode ser aplicado a uma pessoa ou a um grupo social conforme a sua capacidade de prevenir, de resistir e de contornar potenciais impactos. As pessoas vulneráveis são aquelas que, por diversas razões, não têm essa capacidade desenvolvida e que, por conseguinte, se encontram em situaçãoo