macroeconomia
Como podemos observar a seria crise que a zona do Euro vem passando nos últimos anos, piorando drasticamente nos últimos meses, após a Grécia pedir ajuda econômica para a União Europeia, foi aparecendo outros países como Espanha, Portugal, Itália, entre outros, estes tem gastos maiores do que podem pagar. Com isso observamos que vários outros países mundialmente falando.
As causas que desencadeou esta situação foi o endividamento publico e falta de coordenação por parte da União Europeia, trazendo como consequências fugas de capitais investidores, escassez de credito, aumento de desemprego, descontentamento por parte da população, baixo crescimento do PIB, de acordo com alguns economistas, esta crise pode causar recessão econômica mundial.
Foram criadas algumas ações para enfrentar esta crise, entres elas temos uma maior participação do FMI (Fundo Monetário Internacional), definição de um pacto fiscal onde tem como objetivo garantir o equilíbrio das contas publicas das nações que integram a União Europeia e definir um sistema de punição aos países que não adotarem o pacto, entre outros.
Falando em crise temos que lembrar a crise que os Estados Unidos vem passando, que é nada mais nada menos que má administração de seus capitais, com isso eles deixam de importar em grande quantidade.
Ambas as crises afeta de certa forma o Brasil, como grande exportador que é.