mercosul
Trabalho de Direito Internacional
Turma 25092 UNIMSB
Grupo Tinoco
Há muito tempo as nações, em geral, já sentiam a necessidade de se unirem para, em grupos, realizarem, de forma macro, as negociações a trâmites em geral acerca dos acordos e transações comerciais, entre outras.
Com a clara intenção de, a princípio, tornar mais lucrativo e ágil o mercado em comum com cada um dos países que compunham o bloco a ser idealizado e formado, principalmente as nações mais ricas, na realidade iniciaram o processo de elaborar e apresentar as diretrizes para a concretização do bloco com premissas de promoverem, em meio a acordos e tratados, uma facilitação de circulação de mercadorias, tarifas alfandegárias diferenciadas entre outros avanços comerciais.
Dentre os blocos formados, e abaixo descritos, está o MERCOSUL, assunto deste trabalho.
BLOCOS ECONÔMICOS
. NAFTA - Acordo de Livre Comércio da América do Norte
O NAFTA é um instrumento de integração entre a economia dos EUA, do Canadá e do México. O primeiro passo para sua criação é o tratado de livre comércio assinado por norte-americanos e canadenses em 1988, ao qual os mexicanos aderem em 1992.
. EU - União Européia
Conhecido inicialmente como Comunidade Econômica Européia (CEE), o bloco econômico formado por 15 países da Europa Ocidental passa formalmente a ser chamada de UNIÃO EUROPÉIA (EU) em 1993, quando o Tratado de Maastricht entra em vigor. É o segundo maior bloco econômico do mundo em termos de PIB, com uma população de 374 milhões de pessoas.
Histórico:
1951 - Criada a Comunidade Européia do Carvão e do Aço
1957 - Tratado de Roma (Comunidade Econômica Européia - Europa dos 6)
1992 - Consolidação do Mercado Comum Europeu (eliminação das barreiras alfandegárias)
1993 - Entra em vigor o Tratado de Maastricht (Holanda), assinado em 1991
Membros: França, Itália, Luxemburgo, Holanda, Bélgica, Alemanha (1957), Dinamarca, Irlanda, Reino Unido (1973), Grécia, Espanha,