Lições de bases de dados
Sumario: 1. Inserção do Sistema de Informação no contexto das organizações/empresas 2. Definições e conceitos básicos. 3. Sistemas de processamento de ficheiros 4. Abordagem base de dados. 5. Componentes típicos do ambiente Base de Dados. 6. Arquitectura ANSI/SPARC. 7. Modelo conceptual de Base de Dados. 8. Introdução à Álgebra Relacional. 9. Introdução à SQL. 10. Definição e implementação de gatilhos.
Bibliografia 1 – Silderschite, Abraham Sistemas de Bancos de Dados 2 – Pereira, José Luís Tecnologia de Bases de Dados FCA – Lisboa 1997 3 – Parkin, Andrew Análise de Sistemas Editorial Presença – Lisboa 1994
1. Inserção dos Sistemas de informação no contexto das empresas.
Durante a década de 90, o crescimento da competitividade global e a inserção das empresas no processo de globalização ampliaram de forma significativa o dinamismo da economia expondo as empresas não só à concorrência interna mas também à externa, compelindo as empresas a se comprometerem com modelos de excelência empresarial.
Nesse contexto, as empresas foram sendo forçadas a se adaptar e a rever as suas estratégias competitivas e os seus modelos de gestão.
Um momento crucial neste processo é a disponibilidade em tempo útil de informações, que são aplicadas como ferramentas de apoio aos processos de controlo e tomada de decisão, de tal forma que grande parte dos recursos de investimento das empresas são aplicados no desenvolvimento e utilização dos sistemas de informação.
Já na década de 60 existiam empresas que mantinham aplicações que suportavam diferentes áreas da sua actividade com relativo sucesso. Sucede entretanto que as diversas aplicações eram proprietárias dos seus próprios dados cuja estrutura era condicionada pela própria aplicação sendo portanto extremamente difícil, se não impossível a integração desses dados e