Planejamento
Planejamento
Em projetos se espera sempre alcançar sucesso, afinal quem tem a intensão de investir tempo, recursos humanos e financeiros em esforços para criação de bens e serviços que não obtenham resultados positivos? Entretanto nem sempre os resultados destes esforços são bem sucedidos, projetos mal sucedidos também ocorrem por diversos fatores, mas o que pode ser feito para que o sucesso se repita e o fracasso não? Aprender com o que ocorreu é um caminho para responder esta indagação, o que deve ser feito ao longo de todo o ciclo de vida do projeto. Este aprendizado se dá pelo processo de gerar lições aprendidas que visa coletar dados e disseminá-los pela organização com intuito de contribuir para melhorar o planejamento, execução, monitoramento e controle dos projetos.
O presente artigo aborda questões relacionadas com o processo de lições aprendidas em projetos, tendo como foco de análise a gestão do conhecimento, utilizando como base um estudo de casos em um projeto mal sucedido. O ponto de partida constituiu da seguinte questão: Por que alguns projetos fracassam e outros atingem o sucesso? A partir disso, iniciou-se a busca científica para responder esta interrogação, utilizando-se da busca sistemática de literatura, culminando na apresentação da importância do comprometimento dos stakeholders com o projeto e de se estabelecer um processo de gerar lições aprendidas ao longo de todo o projeto, gerando uma base de conhecimento.
2. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Partido da pergunta norteadora: “Por que alguns projetos fracassam e outros atingem o sucesso?” Para que se respondesse a interrogação, foi considerado oportuno adotar como estratégia de pesquisa o estudo de caso qualitativo, o qual é indicado em investigações que buscam responder a este tipo de questão (Yin, 2009) bem como uma busca sistemática de literatura para dar suporte