Livro Identidade
Faculdade de Educação
Curso de Pedagogia
Disciplina: Educação Continuada e Perspectivas em Redes de Conhecimento
Professora: Elza Maria Nefra
Aluna: Juliana Nemesio Branco
Sobre o livro Identidade, de Zygmunt Bauman.
No livro Identidade de Bauman, apresenta as inseguranças e incertezas vindas da modernidade liquida que são as principais responsáveis pela transformação da nossa identidade, que podem ser: culturais, profissionais, sociais e religiosas.
''Identidade é algo a ser inventado e não descoberto, alvo de um esforço, um objetivo contruído a partir do zero'', segundo Bauman.O esforço que nos impomos em nos manter atualizados, para garantir a nossa identidade de trabalhador ou até mesmo para nos manter ativos no mercado de trabalho, mas antes a identidade de uma pessoa era determinada pelo papel produtivo que ela desempenhava na divisão social do trabalhador. A construção da identidade é guiada pela lógica. O patriotismo dá lugar aos interesses e preocupações, locais ou particulares.
Não se pode esperar da sociedade, que as estruturas durem por muito tempo, com a rapidez com que os fatos ocorrem, essas estruturas irão diluir seja elas de religião, autoridade, organização política e religiosa.
A coesão, regra e lógica, não são mantidas como opção e garantia de sucesso. Nem mesmo para as relações amorosas, na modernidade segundo Bauman: ''o desejo de amar e ser amado, só pode se realizar se for confirmado por uma genuína disposição a entrar no jogo para o que der e vier, a comprometer (a própria) liberdade, caso necessário para que a liberdade do outro não seja violada''.
Ao encarar um relacionamento a pessoa espera que tudo seja como nos filmes, tudo lindo e maravilhoso, porém ao se dar conta no primeiro obstáculo a pessoa se sente insegura e dá um fim no relacionamento, ou até mesmo quando uma das partes vê a sua liberdade sendo privada pela outra parte. O que as pessoas não se dão conta é