Resumo do Livro Sistemas de Identidade Visual
Sistemas de Identidade Visual, Rio de Janeiro: 2AB, 2001 (2ª edição)
Identidade Visual
“A identidade visual é o que singulariza visualmente um dado objeto; é o que diferencia dos demais por seus elementos visuais”. (PEÓN: 2001, pg. 11) Uma identidade visual fraca não permite a memorização, uma forte identidade visual se fixa em nossas mentes e sempre que a vemos recordamos e remetemos à marca tratada.
Imagem Corporativa “A imagem corporativa abarca tudo aquilo que, voluntariamente ou não, vai formando a posição da empresa na sua relação com o público: isto vai desde a forma como os seus funcionários lidam e se apresentam para os clientes até as estratégias de marketing assumidas, as campanhas publicitárias, a arquitetura, a decoração e a localização de seus pontos de venda ou serviço, a embalagem de seus produtos etc. Tudo isso vai formando na mente do público uma determinada imagem, que pode ser positiva ou não para este público.” (PEÓN: 2001, pg. 11)
Sistema de Identidade Visual Segundo Maria Luísa peón, o sistema de identidade visual é formado por: logotipo, símbolo, marca, as cores institucionais e o alfabeto institucional, elementos acessórios, bem como todas as aplicações (material de papelaria, letreiros, uniformes, sinalização, folder, revista institucional, site, etc). Suas funções são: diferenciar de seus similares, transmitir um conceito no intuito de persuadir os clientes, associar a marca à sua visão, missão e valores, institucionalização da marca. Uma boa marca apenas funcionará por sua originalidade, repetição para que possa ser memorizada, unidade e estruturação na aplicação da marca, legibilidade para fácil identificação, viabilidade técnica, operacional e econômica.
Elementos de Identidade Visual
Para Péon, os elementos do SIV são divididos em primários (logotipo e símbolo), secundários (cores institucionais e o alfabeto institucional) e os acessórios (elementos suporte que derivam dos primários e