Resumo crítico do livro “documentos de identidade”
Resumo crítico do livro “Documentos de identidade”
Uma introdução às teorias do currículo
16/05/2012
l-Introdução:
De acordo com o livro de Tomaz Tadeu da Silva “DOCUMENTOS DE IDENTIDADE. Uma introdução às teorias do currículo” o livro faz a transição entre todas as teorias relativas ao currículo, são essas teorias que fazem com que determinados saberes sejam necessários ou não dentro da construção de um currículo. O autor separa as teorias em três, as teorias criticas, as teorias pós criticas e as teorias tradicionais.
Descrever o que realmente é um currículo é muito complicado pois cada autor ira apresentar a sua teoria com relação a o que realmente é um currículo, com base em seus estudos e conhecimentos, as definições apenas nos mostrar o que determinado autor acredita ser o currículo.
II- Das teorias tradicionais as teorias críticas:
O currículo é sempre resultado de uma seleção, e interessa saber o que e para quem se vai ensinar, por isso existem as teorias do currículo, para esclarecer o porquê da escolha de determinados conhecimentos em exclusão de outros. Essa seleção ira determinar o tipo de pessoas, de sociedade que queremos formar. Antes de fazer uso de uma teoria é preciso antes que se entenda o que realmente é uma teoria, a teoria de acordo Tomaz tem o papel de descrever.
Bobbitt, o principal representante das teorias tradicionais, criou uma noção própria e particular a respeito do currículo, as primeiras aparições do currículo foram pelos anos 20, com os processos de industrialização, os currículos eram baseados nas ideias e necessidades das fabricas a palavra chave para definir essa pratica de currículo era excelência, os saberes eram totalmente mecânicos eram divididos por disciplinas, seus saberes estavam desconectos. Bobbitt usava o sistema de organização criado por Tyler que era essencialmente técnico. Tyler afirmava que os objetivos deveriam ser sempre bem