LIvro (Filosofando)
Página: 53
Revendo o capítulo:
1- Faça a distinção entre ação instintiva e ação inteligente. Dê exemplos.
> Resposta: Instinto vem desde quando nascemos, são atitudes e reações que temos quando acontece alguma coisa diferente da realidade, já ação inteligente, são ações que temos quando reagimos de forma inteligente e com a intenção de acertar, fazer o certo. 2- Em que sentido a diversidade cultural é um fato?
> Resposta: Diversidade cultural são as diferenças culturais que existe entre as pessoas, sendo a linguagem, dança vestimentas, tradições, a maneira de educar e cuidar das crianças. Isso se torna um fato quando acontecem com freqüência em diferentes regiões, e sempre ocorre porque em cada região tem uma diversidade cultural diferente.
3- Como é possível, em uma dada cultura, conciliar tradição e ruptura?Explique e dê exemplos.
> Resposta: Tradição - São hábitos, costumes e crenças de um grupo de pessoas ou comunidades que são passadas de gerações em gerações para outras pessoas, ou da mesma comunidade.
Ruptura - É o ato de pessoas de a mesma comunidade romper, parar, interromper com as tradições, não dar continuidade. Exemplo: O casamento que antigamente o companheiro de uma mulher era escolhido pelos seus pais , no mundo atual de hoje isso não existe , podemos nos casar com aquele que quisermos.
4- Informe-se sobre a história de Tarzan, obra de Edgar Rice Burrough. Com base nos relatos sobre as meninas-lobo e de Hellen Keller, explique por que essa história é inverossímil.
> Resposta: O fato de um homem viver em uma floresta apenas com sua amada (Jane) e sua amiga a macaca (Chita), entre outros animais a maneira de se comunicar com os animais e de se relacionar com sua mulher... A maneira como se vestia o que no mundo de hoje é surreal de certa forma, temos a nossa maneira de se vestir, pensar e agir, o que no mundo dele e para ele seria estranho, e de certa forma se ambas as partes se cruzarem iriam ter uma reação