Livro Filosofando, Capítulo 2
Assinar para acessar o trabalho completo
Enviado por Mina_doJensen, out. 2013 | 2 Páginas (348 Palavras) | 67 Consultas |
4.5 12345
| Denunciar |
APROVEITE O NOSSO RELACIONAMENTO PÚBLICO...
Envie
1)É comum associarmos os mitos às lendas, destacando o aspecto inverossímil desses relatos. Como se pode criticar esse modo de compreender o mito? R: Quando vimos o mito como apenas um conjuntode lendas, como algo puramente fantasioso, deixamos de levar em consideração o que ele representada e a verdade nele mostrado sobre um povo. Um mito pode não só explicar a verdade sobre algocompreendida por uma certa tribo ou população, mas também nos revelar como eles pensavam, tal importância se perde ao dizer que mitos são mentiras absolutas.
2) O mistério do mito é abordado porteóricos que o explicam de maneira diversa. Escolha uma das tendências (funcionalismo, psicanálise, estruturalismo) e explique como o mito é por ela compreendido. R: O estruturalismo deLévi-Strauss explica que o mito possuía uma base lógico-formal sobre algo, imposta a todos os membros de um povo. De tal forma, analisa-se os elementos estruturais de um mito para entender a razão domesmo.
3) Embora o mito ainda fosse um componente importante nas mais antigas civilizações (Mesopotâmia, Egito, Grécia), em que se distingue do papel que ele exercia anteriormente nas sociedadestribais? R: As mitologias presentes na Grécia, Mesopotâmia e Egito de certa forma serviam mais para sanar dúvidas e curiosidades sobrea criação de algo, era uma forma explicativa, enquanto osmitos tribais têm como uma das funções principais a de advertir, de instruir a não fazer certas coisas para que não haja punições e cultuar Deuses para proteção.
4) É possível ainda se falar emmitos contemporâneos? Justifique sua resposta. R: Sim. Ainda hoje há uma série de crenças e narrativas que se diferem de teorias e ainda assim tentam