Resumo livro filosofando
Síntese de Filosofia
Turma 31 - Matutino
Salvador, 24 de março de 2011
Texto: O Homem ( livro: Filosofando – Maria Lícia A. Aranha e Maria Helena Martins)
Capítulo 1 – A Cultura
1.Introdução
Sempre fora Critério de discussão humana as relações existentes e as diferenças entre os homens e os animais. Tomando como exemplo o caso das ‘’meninas-lobo’’ na Índia, pode-se observar a capacidade dos homens (mesmo que lentamente) estando em contato com seus semelhantes ditos civilizados, de aprender o que lhe é ensinado, e ser inserido neste universo de compreensão quando conduzidos ao mundo das simbologias da linguagem e das significações.
2. A Atividade Animal
* 2.1 Ação Instintiva
]
A ação instintiva é regida por leis biológicas, idênticas na espécie e invariáveis de individuo para individuo. Tal rigidez tem ação ilusória quando pensadas as perfeições da aplicação de certas habilidades conferidas a animais. Entretanto, apesar das excelências de seu desempenho, o animal não possui história e não se renovam, salvo mutações e evoluções das espécies que por meio da hereditariedade continuarão a exercer tais atividades de forma constante e invariável.
Este fato demonstra que o instinto ignora a finalidade de sua própria ação. Em contrapartida os seres humanos regem suas atitudes segundo a voluntariedade e são conscientes de sua finalidade. O ato existe antes de mais nada, como um pensamento raciocinado em função de uma possibilidade, e mesmo que hajam interferências externas, tem o ser humana a capacidade de repensar novas maneiras de execução do propósito.
* 2.2 Inteligência Concreta
Em certos níveis de evolução na escala zoológica, alguns animais apresentam uma Inteligência Concreta que é fruto de uma experiência vivida. Apesar da aprendizagem