Os indígenas
Segundo alguns historiadores, séculos de dominação moura e relação com outras civilizações facilitaram o contato entre os colonos portugueses e os indígenas brasileiros, todavia isso não impediu que os nativos fossem dizimados pela ação colonizadora.
As primeiras décadas de colonização possibilitaram uma rica fusão entre a cultura dos europeus e a dos indígenas, dando margem à formação de elementos como a Língua geral, que influenciou o português falado no Brasil, e diversos aspectos da cultura indígena herdadas pela atual civilização brasileira. Além da dizimação dos povos autóctones, houve a ação da catequese e a intensa miscigenação, o que contribuiu para que muitos desses aspectos culturais fossem perdidos. A influência indígena se faz mais forte em certas regiões do país em que esses grupos conseguiram se manter mais distantes da ação colonizadora e em zonas povoadas recentemente, principalmente em porções da Região Norte do Brasil.
Influência Indígena no Cotidiano Brasileiro
- Folclore - sabedoria do povo - e uma resultante da dinâmica cultural no encontro das etnias. As manifestações culturais do português, do negro e do índio se fundiram e mesclaram formando a base do saber popular, que também recebeu elementos da cultura erudita. Era o índio o dono da terra, quando do descobrimento. A teoria mais generalizada aponta o norte da Ásia como seu ponto de origem e o estreito de Behring como a porta de sua entrada no continente americano. Acredita-se em mais de 10.000 anos sua vinda ao Brasil. Neste longo período, conviveu, conheceu, explorou e se utilizaram dos produtos do meio, descobrindo as riquezas da fauna e da flora, dando nome a lugares, acidentes geográficos. Numa economia de subsistência criou atividades e processos para a obtenção de alimentos e provisão de recursos que lhe garantisse a sobrevivência. Em processo exaustivo de experiências, soube transformar em boas às más qualidades de certas plantas (como, por exemplo,