Indigenas
A maior parte da população indígena vive na Amazônia. No entanto à povos em quase todos os estados do pais, com exceção do Piauí e Rio Grande do Norte.
Com o intuito de preservar esses povos e a diversidade cultural indígena, o Governo Federal criou, em 1967, a FUNAI (Fundação Nacional do Índio), que tem como finalidade promover educação básica às nações indígenas, assegurar e proteger suas terras, e despertar o interesse da sociedade por essas etnias.
De acordo com a FUNAI os índios brasileiros estão divididos em três classes: os isolados, considerados aqueles que “vivem em grupos desconhecidos”; os em via de integração, aqueles que conservam parcialmente as condições de sua vida nativa, e os integrados, ou seja, os nativos incorporados à comunhão social em pleno exercício dos direitos civis, e que conservam usos, costumes e tradições características da sua cultura”
Infelizmente, vimos em junho do ano passado, o inicio de um conflito entre FUNAI e Governo Federal, envolvendo a demarcação e conservação das áreas indígenas., em que centenas de indígenas invadiram o plenário da câmara dos deputados para defenderem sua terras. Com essa nova proposta, o Governo quer, segundo a PEC 215, que transfere do Executivo ao Legislativo a prerrogativa de aprovar a demarcação e a PLP 217 que legaliza a presença de empresas de energia, de mineração e do agronegócio nas Terras Indígenas). Se aprovadas, alertam os críticos, essas propostas provavelmente servirão como incentivo a novas disputas pela posse das terras ocupadas pelos índios no Brasil, com inevitáveis consequências ambientais.