Renato Castro
Módulo: 2
Atividade: Individual
Título: Estruturas de Mercado – A formação de um cartel.
Aluno(a):Renato Fabricio Gonzalez Castro
Disciplina: Introdução à Economia
Turma: IEPOS_T0282_1013
Introdução
No Brasil os estudos sobre a teoria dos jogos aos poucos é possível observar a necessidade de conhecimento não só do âmbito privado para tal estudo como também para âmbito estatal, teoria está utilizada por governos em diversas situações como será descrito abaixo, deve também está preparado para que as instituições privadas não tentem se valer de seus estudos para de alguma forma possa burlar a lei, devendo assim ser tratada com mais cuidado e minúcia.
Após anos de estudo e a contribuição de Jonh Nash para esta teoria ela tem como objetivo viver em mundo aonde ninguém perdesse é possível imaginar tais efeitos em cenários de conflito de negociações de armas câmbios de moedas e a na tentativa de oligopólio de empresas privadas, fato que é extremamente tentador para tais, pois vivendo em um mundo capitalista e volátil a crises e aonde as empresas muitas vezes estão passando por tempos não muito promissores e com isso não é raro que ocorra tentativas de burla a lei, por esse motivo ou mesmo para o oligopólio do mercado.
Principais características do cartel
O “Cartel é uma associação entre empresas do mesmo ramo de produção com objetivo de dominar o mercado e disciplinar a concorrência. As partes entram em acordo sobre o preço, que é uniformizado geralmente em nível alto, e quotas de produção são fixadas para as empresas membro”. As empresas se juntam para vender um produto ou bem superfaturado e o consumidor sem opção é “obrigado” a comprar de uma delas fazendo com que inexista a pratica de livre concorrência. É uma pratica ilegal e pelo código penal brasileiro é crime punível com multa ou prisão de 2 a 5 anos em regime de reclusão,
Considerando a quantidade de compradores que é lesado com a prática, a pena é pequena, contudo