Repotencializa O De LTs Estudo De Caso
2591 palavras
11 páginas
Repotencialização de Linhas de TransmissãoUma determinada empresa do setor elétrico deseja aumentar com urgência a capacidade de transmissão de uma LT de 230 kV mantendo os materiais atualmente aplicados. Foram realizados diversos estudos, os quais serão descritos adiante. O estudo inicial propôs um aumento na capacidade de transmissão para 300 MW. Porém este valor ainda não atendia o aumento de capacidade desejado.
Analise os estudos abaixo com foco nas restrições a seguir:
Distâncias de segurança impostas pelas flechas do projeto do atual condutor;
Capacidade mecânica das torres, por enquanto limitada pela massa linear e diâmetro do condutor;
Análise econômica.
Estudo de Referência
Inicialmente foi proposta a recapacitação da LT aumentando a temperatura de projeto para 72 °C na condição de longa duração e para 86 °C na condição de curta duração.
Nessas condições todas as solicitações elétricas e mecânicas haviam sido respeitadas.
Buscando um aumento ainda maior na capacidade de condução, será analisado o recondutoramento da LT considerando duas restrições:
Distâncias de segurança impostas pelas flechas do projeto atual:
Utilizando a condição de governo, foi calculada a flecha do cabo CAL Flint à
72°C para um vão equivalente de 500 m. O valor dessa flecha (17,3 m) corresponde ao valor limite que pode ser obtido em caso de substituição do cabo
Flint.
Capacidade mecânica das torres:
A massa linear e o diâmetro do condutor são dois parâmetros determinantes no carregamento mecânico das torres. O peso e diâmetro do cabo CAL Flint também serão utilizados como fatores limitantes na escolha do condutor.
Para satisfazer as duas restrições os cabos analisados para o recondutoramento devem possuir peso e diâmetro menores ou iguais aos do cabo CAL Flint ou propriedades que permitam a variação menor da flecha com o aumento da temperatura.
A recapacitação da LT, respeitando as restrições supracitadas, pode ser obtida com a utilização de um condutor com