Etapa 3 Rosangela
Arte, Criatividade e Recreação
Etapa 3
Paula Cristiane Tecolo RA: 5629111062
Gislaine Cristina Alves de Souza Baliero RA:3776755264
Gislaine Ap. Alves RA: 4211811088
Letícia Aparecida Antunes da Silva RA:3715670045 Luiz Carlos Prudêncio Filho RA:3767849864
Monique Franciele da Costa RA:3715658928
Profº: Rosangela
Curso de Pedagogia
2014
O lúdico na aprendizagem
Enfrentar e resolver desafios constitui em uma instigante forma de aprendizagem atualmente muito valorizada pelas escolas, o lúdico vem com diversas alternativas de se criar um contexto de atividades que representa obstáculos a serem superados, exigindo persistência, criatividade e superação. A partir dos indícios observados, expressos nas condutas das crianças é possível realizar intervenções focando aspectos psicológicos ou educacionais.
Na educação, através de teorias construtivistas da aprendizagem lúdica, seu interesse pelas diferentes atividades e objetos se multiplica, diferencia e regulariza isto é, a criança passa a avaliar suas próprias ações.
È importante ainda considerar que neste período a maturação neurofisiológica completa-se permitindo o desenvolvimento de novas habilidades, coma coordenação motora fina, pegar pequenos objetos com a ponta dos dedos, segurar o lápis, corretamente e conseguir fazer os delicados movimentos exigido pela escrita.
Assim faz parte do lúdico, um olhar atento, aberto, disponível para muitas possibilidades de expressão o lúdico combina coma ideia de herança, uma disponibilidade tão importante nos dias de hoje. E se refere a uma dimensão construtiva, a qual implica uma relação múltipla, que ira considerar o aspecto, tema, imagens, sabendo que isso faz parte de um todo de uma inovação que atua. Objetivo Geral:
Desenvolver habilidades cognitivas, afetivas e motoras através da ludicidade. O brinquedo é um bom exemplo de que as atividades realizadas do lado de fora que constitui a aprendizagem promove o desenvolvimento no