resumo do livro filosofando capitulo entre o bem e o mal
CAPITULO 17: Entre o bem e o mal
RESUMO
Introdução
Esse resumo aborta como tema “Entre o bem e o mal”, mostrando o conceito de moral, ética e valores. Como são abordados no contexto histórico e social, suas características e exemplos.
Entre o bem e o mal
Os valores – Diante de pessoas, coisas e situações estamos constatemente fazendo avaliações: “esta caneta é ruim, pois falha muito”, “esta moça é atraente”, “acho que João agiu mal não ajudando você”. Essas afirmações referem-se a:
Juízo de realidade: quando partimos do fato de que a caneta e a moça existem.
Juízo de valor: quando lhes atribuímos uma qualidade que mobiliza nossa atração ou repulsa.
Observe que nos exemplos destacamos valores de utilidade, beleza, morais (bem e mal), econômicos. Desse modo, os valores podem ser lógicos, utilitários, estéticos, afetivos, econômicos, religiosos, éticos. Mas o que são valores? Embora a temática dos valores seja tão antiga como a humanidade, só no século XIX surgiu a teoria dos valores ou axiologia. A axiologia não se ocupa do ser (como a metafísica), mas das relações entre os seres e o sujeito que os aprecia. Os conceitos de moral e ética, ainda que diferentes, são com freqüência usados como sinônimos. No entanto podemos estabelecer algumas diferenças entre eles, embora essas definições variem conforme o filosófico.
Moral é o conjunto de regras que determinam o comportamento dos indivíduos em um grupo social.
Do ponto de vista da ética, podemos ainda perguntar: Há uma hierarquia de valores a obedecer? Se houver, o bem supremo é a felicidade? O prazer? A utilidade? O dever? A justiça? Igualmente, é possível questionar: Os valores são essências? Têm conteúdo determinado, universal, valido em todos os tempos e lugares? Ou, ao contrario, são relativos: “verdade aquém, erro além dos Pireneus”, como criticava Pascal? Haveria possibilidade de superação das posições contraditórias do