Fichamento livro empreendedorismo
Pensamento e ideias
Para todos os que escrevem: de folhetos a monografias, de memorandos a relátorios, de cartas a contratos.
Podemos seguir determinadas técnicas para expressar com clareza nossos pensamentos. Entretanto, deve-se ressaltar que é necessário disciplina para uma apresentação eficiente das ideias.
Técnicas para ordenação do pensamento
A elaboração de um texto que exponha de maneira clara e coerente aquilo que queremos dizer pode ser feita por meio de três técnicas básicas: fixação do objetivo, exposição de uma ideia-núcleo e escolha vocabular.
Primeira técnica: fixação do objetivo
Fixar o objetivo para orientar o que se vai escrever sobre determinado assunto nada é uqe selecionar a linha de pensamento que estará presente em todo o texto. Simulando uma situação, vamos imaginar que se tenha de escrever um texto sobre a preservação ambiemtal e a floresta Amazônica. As possibilidades para elaboração desse texto são várias. Porém a construção de um texto claro exige que estabeleça um objetivo, sem qual as ideias serão apresentadas de maneira dispersa. Portanto, podemos estabelecer, por exemplo, três possíveis delimitações de objetivo:
• a importância de instrumentos legais para o controle ambiental;
• as reservas extrativistas e a preservação ambiental; ou
• as empresas e a preservação ambiental.
Para cada um dos objetivos fixados, haverá um texto completamente diferente, uma vez que as ideias serão selecionadas com base na delemitação do assunto. Por isso, embora o tema geral seja o mesmo, podemos desenvolver várias linhas de raciocínio.
Essa convergência pode ser simples na teoria, mas não é tão fácil de ser aplicada na prática, pois nosso pensamento segue caminhos variados e, por vezes, divergentes. Caberá à disciplina mental e à lógica de encadeamento entre as ideias o resultado de coerência esperado. A fixação do objetivo auxilia na seleção de ideias afins, assim como se encarrega de exercer um controle do