resumo do cap 7 em busca da felicidade do livro filosofando
I. Definição... Pág.2
II. Poluição da agua... Pág.3
III. Poluição sonora... Pág.4
IV. Poluição térmica... Pág.5
V. Poluição visual... Pág.6
VI. Conclusão... Pág.7
Definição
Poluição significa sujidade, degradação, contaminação, doença.
A ação do homem sobre o meio ambiente quase sempre tem efeitos negativos, porque não são usadas as devidas precauções.
Acontece muitas vezes que a poluição num determinado local, seja na água, no ar ou na terra, obriga a que muitas espécies de animais e plantas que aí vivem criem condições de forma a poderem adaptar-se para conseguir sobreviver no seu ambiente.
Noutros casos, a contaminação é tão forte que muitas espécies acabam por morrer e extinguem-se para sempre.
Poluição da agua
A água tem várias fontes de poluição. A maior delas está nas cidades. A falta de saneamento básico contribui para que grande parte do esgoto das casas e das indústrias seja jogada nos rios e córregos. Muitas das estações de tratamento de esgoto descartam o lixo produzido diretamente nas águas correntes
Os lixos dos aterros municipais quando vazam acabam indo para as águas subterrâneas. Produtos químicos usados nas casas e apartamentos como solventes de tinta e limpadores de forno são jogados no lixo ou no esgoto. De uma maneira ou de outra acabam sempre indo parar na água que abastece as cidades.
A chuva ácida é outra das grandes fontes de poluição da água. Sua capacidade de destruição é tão grande que chega a acabar com a vida aquática.
Os produtos agrotóxicos usados nas lavouras infiltram-se no solo e escorrem para os rios, lagos e até às águas subterrâneas.
Poluição sonora
A poluição sonora refere-se ao efeito danoso provocado por sons em determinado volume que supera os níveis considerados normais para os seres humanos. Pode-se, contudo, assumir outros parâmetros de análise para esse tipo de poluição, tomando como base o impacto dos ruídos dos motores de embarcações na