Respostas do livro filosofando
Página 406
01-Eles gostavam de arte com valores estéticos, além da beleza que a obra deveria ter.
02- Em 1912, foi apresentado uma pintura com movimentos representados pelas suas pinceladas que formavam linhas curvas e cores justa postas. Van Gogh entendia o valor emocional que havia nas cores e que davam um grande estilo e valor para as coisas.
03- No seu próprio gosto.
04- O público deveria valorizar, respeitar e admirar as habilidades e obras do artista.
05- Sim, pois essas discussões não teriam sido necessárias nos seiscentos anos anteriores da Arte Ocidental.
Página 407
01- Porque a estética sempre esteve ligada a questão da beleza. De acordo com Baumgarten, a beleza estética liga-se a perfeição, pois a medida que se observam a aparência, a estética da pessoa, acabam se definindo se é belo ou não.
02- Ter gosto é ter capacidade de julgamento sem preconceitos. É a própria presença da obra de arte que forma o gosto e que supera as particularidades da subjetividade. Exemplo: ter gosto é você ter opinião própria, é gostar de algo, defender, ajudar, amar, mesmo que as outras pessoas não gostem ou sejam contra, o que importa é que você gosta.
03- Conceito Objetivo: o que tem validade para todos os indivíduos, não somente para este ou aquele; diz- se do conhecimento que é fundado sobre a observação do objeto.
Conceito Subjetivo: o que é individual, válido para cada sujeito; baseado em valores, preferências, limites e possibilidades indivíduos.
04- Kant debruçou-se sobre os julgamentos estéticos, ou de beleza, e não sobre a experiência estética. Ele afirmou que o belo é aquilo que agrada universalmente, ainda que não se possa justificá-lo intelectualmente.
05- Porque cada objeto singular estabelece seu próprio tipo de beleza. Como o belo é um objeto singular, sensível, carrega um significado que só se percebe na experiência estética, onde não existe a ideia de um único valor estético.
06- A atitude contemplativa ocorre quando