Respostas - livro filosofando
Ela é caracterizada por poder ou não ter uma lógica semelhante à do senso comum ou à da ciência, que pode ser restrita, interpessoal ou até mesmo quando não há nenhum receptor apto a escolhê-la. A informação estética não é esgotável em uma única leitura, ou seja, pode ser lida de várias maneiras, até pela mesma pessoa e essa leitura varia da disponibilidade dos receptores. Não é necessário que grande número de pessoas tenham acesso a ela e não pode ser traduzido para outras línguas.
2) Explique o que é função poética e dê um exemplo.
Função poética é a forma de estruturação e de composição da mensagem e por isso a apresentação da mensagem nos chama a atenção. É uma quebra do código, pois não é algo que usamos sempre e que já estamos acostumados, no dia a dia o que nos interessa é a comunicação, o conteúdo semântico. Essas subversões e inovações contribuem para o significado da obra e não simplesmente para deixá-la bonita e engraçada.
Exemplo em um anúncio publicitário:
“Chegou o milagre azul para lavar!
Lave na espuma de Omo e tenha a roupa mais limpa do mundo!
Onde Omo cai, a sujeira sai!”
-Propaganda do sabão em pó Omo em 1957.
3) O que são as vanguardas artísticas? Qual seu papel?
A vanguarda artística designa os desbravadores , que ampliam o espaço da linguagem artística por meio de experimentações. É o papel da vanguarda propor os novos códigos, até que eles acabam virando habituais. É por isso que a vanguarda cultural e artística nem sempre é fácil de entender, por causa dessas transgressões do código. A vanguarda tem que esta sempre em manutenção da fermentação cultural, mesmo não tendo progresso em artes, já que não há melhoria e/ou superação, apenas corresponde a questões colocadas pelo ser humano e pela cultura atual.
4) Quais os passos para se analisar uma obra de arte?
1-Levantamento da forma, em termos descritivos, mas para isso é necessário conhecer as linguagens artísticas específicas.